

Artigos e capítulo de livros
2023
"Letramento tecnológico e científico para o engajamento cívico: por uma proposta STEAM à luz do RRI". Artigo apresentado no VIII Seminário Internacional Web Currículo.
EM ANÁLISE. Desafios da aprendizagem continuada na cultura digital: a aplicação de um programa híbrido para a aprendizagem profissional com professores de Ensino Fundamental I.
2022
"Tempo de fazer em rede: integração de saberes, tecnologias cívicas e gestão colaborativa como dimensões de inovação". Livro. 145p. Curitiba: Editora Appris, 2022.
2021
"Competências digitais e as dimensões humanas: desafios na formação do cidadão em rede". Capítulo de livro. Ecoversidade Interser.
"Games como máquinas de aprendizagem: um relato de experiência com o uso dos games Assassin´s Creed e Civilization IV na disciplina de história". Artigo científico para a Revista Docência e Cibercultura. v.5.n.4. 2021.
"Integração entre os multiletramentos e a educação midiática: saberes e práticas docentes na educação básica". Artigo científico para a Revista Docência e Cibercultura. v.5.n.4. 2021.
2020
"Pesquisa e Inovação Responsáveis: um estudo sobre o framework RRI e potencialidades no desenvolvimento da ciência cidadã no contexto das políticas públicas". Artigo apresentado no congresso AbCiber 2020.
2019
"New Pedagogies for Deep Learning: um estudo sobre o framework educacional global à luz do conceito de governança colaborativa". Artigo aprovado no VI SEMINÁRIO WEB CURRÍCULO: EDUCAÇÃO E HUMANISMO.
2018
"Crowdsourcing e crowdmapping na cultura da participação: um estudo de caso do Ecocitizen World Map". Revista Paulus.
2017
"Processos comunicacionais colaborativos em rede: um estudo a respeito da ecologia de saberes em meta-plataformas open source". Tese de Doutorado - Comunicação e Semiótica - PUCSP
2015
2015
"A emergência da multidão e as práticas de crowdmapping: refletindo sobre os espaços pós-modernos e suas narrativas". Artigo científico para a revista "Arte Y politicas de identidad Vol 11, La Ciudad como interfaz: arte, juego e tecnologia digital en el espacio publico".
2015
"Poliálogos e convergência midiática: repensando teorias do conhecimento à luz do crowdlearning" . Capítulo no livro “Entornos e Contornos, vol.7. Educação, cultura e comunicação na era da internet”.
2014
"Semiose e colaboratividade: um estudo sobre as narrativas transmidiáticas à luz da semiótica Peirceana". Artigo científico para a Revista Semeiosis – USP.
2010
"O espaço híbrido na construção narrativa". Artigo científico para a revista “Veículo #3, ProCoa – Projeto Circuito Outubro Aberto”.
Palestras e cursos de formação ministrados
Novos contextos para o ensino híbrido.
Instituto Singularidades.
Curso de extensão autoinstrucional.
Outubro/2022. Aprendizagem transformadora e ativa. Transformar Centro de Formação.
Outubro/2022. Competência cívico-digital: desafios na formação do cidadão em rede. Palestra. PTA Stance Dual School.
Agosto/2021. Novos contextos para o ensino híbrido. Instituto Singularidades.
Fevereiro/2021. Educação e Cultura Digital. Colégio Parthenon.
Setembro/2020. Metodologias ativas. Curso de extensão. (30h). Instituto Singularidades.
Agosto/2020. Formação para recursos digitais e metodologias ativas. Formação de professores. (20h). Instituto Singularidades
Setembro/2019. Metodologias ativas. Curso de extensão. (24h). Instituto Singularidades.
Junho/2019. Escola em rede: metodologias ativas e projetos transdisciplinares. Formação de professores e gestores. Escola PoliBrasil. (8h)
Agosto/2018. Tecnologias e ambientes criativos:. Stance Dual School - Palestra para pais e funcionários sobre educação 4.0.
Abril/2018. Tecnologias cívicas e processos comunicativos em rede: gestão de saberes e educação integradora. WIDE - Workshop Imersivo em Design Educacional. UNIFESP.
Março/2016 . Arqueologia narrativa: do hipertexto à transmídia. SENAC - SP. Palestra para o curso de Pós-graduação em Narrativas Interativas.
Fevereiro/2014. Mídias Móveis e Locativas, espaços informacionais na criação de narrativas híbridas. PUC-SP. Palestra para o curso de Jornalismo Multimídia.
Entrevistas dadas
Jornal O Estado de São Paulo, Abr/2023. Volta às aulas: Brasil pode usar inteligência artificial para melhorar educação?
Jornal Folha de São Paulo, Fev/2021. Educação maker deve ir além dos laboratórios nas escolas.
Jornal O Estado de São Paulo, Out/2020. Plataformas levam conteúdo infantil da internet para a vida real.
Jornal Folha de São Paulo, Abr/2020. Professores usam atividades para ajudar alunos a reduzir o tempo de tela.
Jornal O Estado de São Paulo, Fev/2018. Geração YouTube muda aula de inglês.
Jornal O Estado de São Paulo, Out/2017. Programação é o inglês do século XXI.
TV Cultura, Jul/2017. Empreendedorismo Social no Ensino Fundamental 2.
Meio&Mensagem, Jun/2017. O impacto dos makers na relação de consumo.
RedeTv News, Jun/2017. Hand-spinners: de consumidores à produtores.
Revista Educação, Dez/2015. O que é a robótica educacional e quais são os ganhos para o aprendizado.
Lives
Todos os vídeos
Todos os vídeos


VII Seminário Web Currículo - Currículo, Inteligência Artificial e Diversidades.

Planejamento das aulas no ensino híbrido - Profas. Antonieta Megale e Juliana Caetano

Webinar - Metodologias Ativas

Como o avanço das tecnologias digitais podem auxiliar a potencializar a nossa condição humana?
Comitês científicos e grupos de pesquisa
Comitê Técnico-Científico do 28º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (2023)
Comissão avaliadora Prêmio Educador Transformador (2023)
Revisão em periódicos: REVISTA COCAR (2023) - Qualis A2
Membro do Grupo de Pesquisa Universal (CNPQ) "Escolarização aberta com tecnologias digitais: aproximando currículo, escola e sociedade".
Membro do comitê científico no VII Seminário Web Currículo: redes, territórios e diversidades. PUC-SP (2021)
Membro do comitê científico no VI Seminário Web Currículo: educação e humanismo. PUC-SP (2019)
Comitê cientítico Revista e-Curriculum - Qualis A2